Modo de preparo
Primeiro, tempere a manteiga com sal, pimenta e ervas (uma mistura de sálvia, alecrim e tomilho). Mexa bem. Cada colherada dá uma porção de manteiga temperada suficiente para um empanado. Ela é colocada primeiro no gelo com água e, assim que endurece, é envolvida em plástico e levada à geladeira.
Enquanto isso, prepare o frango. Tire a pele de metade de um peito, cortado com uma asa junto. Dá um cortinho bem pequeno porque a manteiga não pode sair do meio.
Corte o filé ao meio, abra, ponha dentro de um plástico e bata. Fica bem fino, como um filé ao paillard. Em casa, você usa o lado liso do martelo de carne.
Em seguida, ele pegue outro filé de frango, sem asinha, envolva num plástico e bata. Depois tempere.
Tire a manteiga da geladeira, ponha em cima do filé e enrole bem. Coloque este rolinho em cima do filé com ossinho. Envolva com plástico e leve à geladeira por 5 minutos para ficar bem firme.
Depois desse tempo, passe o frango no ovo, na farinha de trigo, no ovo novamente e por fim na farinha de rosca. O empanado volta à geladeira para ficar mais firme. Se você quiser, só frite no dia seguinte.
Segredo na fritura
A fritura começa em óleo quente, naquele ponto bom para fritar batata e é feita em três fases.
Coloque a primeira vez, deixe dar uma douradinha e tire.
Depois de 2 minutos, o empanado volta ao óleo, agora menos quente. Frite por mais dois minutos. Deixe descansar e volte novamente para a panela, desta vez por mais tempo (de 4 a 5 minutos), até ficar bem dourado. É importante ficar virando.
Tire o empanado do óleo, escorra bem e disponha num prato, colocando ao lado verduras e legumes. Tiras de pimentão amarelo e vermelho enfeitam o prato.
Fonte: Ana Maria Braga
|