Modo de preparo
Numa panela em fogo médio com azeite coloque peito de frango com osso e temperado com sal, nozmoscada a gosto e pitada de pimenta do reino e frite até dourar. Acrescente água e cenoura descascada e cortada em rodelas. Deixe cozinhar 40 minutos aproximadamente. Quando o frango estiver cozido, retire a panela do fogo e deixe esfriar.
Desfie o frango e reserve o caldo. Com o auxÃlio de um garfo, amasse a cenoura e reserve.
Numa outra panela em fogo médio coloque margarina ou manteiga e deixe aquecer. Junte farinha de trigo e mexa até dourar.
Desligue o fogo e aos poucos acrescente o caldo (reservado acima) mexendo para não empelotar. Junte folhas de gelatina incolor (hidratadas em água fria) ou 1 envelope de gelatina em pó hidratada, a cenoura amassada (e reservada acima), o frango desfiado e por último as gemas. Mexa bem. Retire do fogo e deixe esfriar.
Transfira a mistura para um refratário, cubra com filme plástico e leve ao congelador por (+/) 4 horas ou freezer por 1 1/2 hora. Com a massa gelada, retire porções e molde croquetes do tamanho desejado. DICA: se precisar, volte a mistura para o resfriamento para não amolecerem até o final da moldagem.
Passe os croquetes na farinha de rosca, depois nas 2 claras de ovos levemente batidas com pingos de azeite e novamente na farinha de rosca, cuidando para revestir completamente os croquetes para não desmancharem quando fritos. DICA: se quiser congele novamente
Frite-os em óleo quente a 170°C e escorraos em papel toalha.
Observação da telespectadora: ao saboreá-los ainda quentinhos, observe que a gelatina derrete com o calor e o recheio tornase creme de frango com cenoura. O empanado é uma casquinha crocante e dourada pelo uso do azeite na clara.
Rendimento: 50 unidades
Fonte: Ana Maria Braga
|