Modo de preparo
Para a massa:
Na batedeira, coloque a manteiga com o açúcar e bata até ficar bem cremosa. Coloque os ovos um a um, sem parar de bater. Despeje a farinha de trigo com o fermento (já peneirados), aos poucos e misture bem. Divida a massa em duas tigelas. Reserve.
Na primeira tigela, acrescente o chocolate em pó e o bicarbonato de sódio e, na segunda, os 65 g de farinha de trigo. Obs.: Acrescentamos 65 g de farinha na parte branca para compensar o chocolate em pó e obter a mesma consistência das massas ao assar.
Para a montagem:
Unte as formas e forre com o disco de papelmanteiga untado. Faça duas formas, começando os aros com massa da mesma cor (branca ou chocolate). Em outra forma, comece com o aro com a massa de cor oposta que fez nas outras duas. Leve para assar em forno baixo (160ºC), por mais ou menos 30 min. Deixe esfriar.
Obs.: Serão 5 ou 6 cÃrculos.
Para o recheio:
Desenforme os bolos sobre um prato apropriado (bailarina). Passe uma camada fina de geléia entre os discos, intercalando os dois discos que começam com a mesma cor com o disco que começa com cor diferente.
Para cobrir o bolo:
Derreta o chocolate em banhomaria, retire do fogo e acrescente o creme de leite aquecido, batendo sempre, até ficar cremoso e acetinado. Passe uma fina camada por todo o bolo.
Faixa de chocolate para a lateral do bolo:
Derreta o chocolate em banhomaria. Deixe esfriar, batendo sempre. Despeje sobre a tira de papelmanteiga, deixando de margem 2 cm de cada lado. Deixe em temperatura ambiente até endurecer levemente (começar esbranquiçar).
Pegue de cada lado da tira (na margem deixada sem chocolate) e envolva a lateral do bolo.
Decore a gosto.
Fonte: Ana Maria Braga
|