Modo de preparo
Massa
Bata o açúcar com a margarina até obter um creme homogêneo. Acrescente os ovos, um a um, sem parar de bater. Aos poucos, coloque a farinha peneirada junto com o fermento. Por último, adicione o iogurte sem parar de bater. Divida a massa em duas formas (tamanho 2500 ml cada), untadas, forradas com papel manteiga untado com margarina. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por 35 minutos. Desenforme morno, deixe esfriar e corte cada camada em duas partes. Reserve.
Recheio
Junte o açúcar com a polpa das pinhas e a água. Leve ao fogo, mexendo sempre até virar uma pasta. Esfrie e leve à geladeira. A parte, bata o creme de leite com a manteiga até obter um creme homogêneo. Acrescente o doce de pinha já gelado (reserve uma xÃcara (chá) para decoração) e mexa até incorporar. Se o tempo estiver quente, mantenha na geladeira até servir. Divida o restante em 3 porções iguais. Recheie as camadas e monte o bolo. Decore com creme de chantilly, deixando um cÃrculo no centro, preencha com a polpa reservada e finalize com o crocante.
Crocante
Ferva o açúcar granulado com a água até o ponto de caramelo claro. Junte a manteiga e jogue na pedra untada. Depois de frio, coloque dentro de um saco plástico e triture com o rolo de macarrão ou bata o crocante no liquidificador.
Dica: consumir rapidamente para que não se perca o sabor delicado da fruta. O congelamento não é aconselhado.
Fonte: Ana Maria Braga
|