Modo de preparo
Capuccino caseiro
Bata o café solúvel no liquidificador rapidamente (dois pulsar). Depois, acrescente o leite em pó, o chocolate em pó, o bicarbonato e a canela. Misture muito bem e coloque em potes de vidro. Guarde em local seco. Na hora de preparar o capuccino, para cada xÃcara de café de água, adicione 2 colheres (sobremesa) do capuccino preparado.
Dica: para fazer um charme, use paus de canela para misturar ao invés de colheres.
Opcional: chantilly na hora de servir.
Rendimento: 500g de cappuccino
Fondue de chocolate
Numa panela, pique o chocolate ao leite, o chocolate meio amargo e leve ao fogo em banhomaria para derreter. Quando estiver derretido, adicione o creme de leite, o conhaque e a canela (se desejar). Leve ao rechaud e sirva com frutas da época: morango, abacaxi, maçã, uva, banana, etc. Pode servir com pedaços de bolo.
Dica: pegue meio pacote de bolacha waffer de chocolate e amasse até virar uma farinha. Depois de mergulhar a fruta ou o bolo, passe nesta farofa.
Fondue de chocolate branco
Leve o creme de leite ao fogo até ferver. Retire do fogo, coloque em banho maria, leve ao fogo novamente e adicione o chocolate branco. Mexa até derreter. Junte o licor de cassis, misture bem e leve ao rechaud. Espete os pedaços de frutas e mergulhe no chocolate. Acompanhe com frutas da época, bolo, etc.
Dica: se preferir bata no liquidificador ½ mamão papaia com o cassis e misture ao fondue.
Chocolate quente
Numa panela alta, ferva o leite com os paus de canela. A parte, bata as gemas com o açúcar até formar um creme. Reserve. Quando levantar fervura adicione o chocolate em pó dissolvido no copo de leite reservado. Continue mexendo sem parar. Deixe levantar fervura novamente. Retire do fogo acrescente o creme de gemas, misture, leve ao fogo novamente e deixe levantar fervura, nunca parando de mexer. Retire do fogo e mexa até abaixar. Repita a operação por três vezes, para cozinhar bem as gemas. Vai formando uma espuma.
Opcional: depois de pronto acrescente 2 colheres (sopa) de conhaque.
Obs.: o ponto do chocolate, não pode ficar ralo e nem grosso como fondue. Fica um creme encorpado.
Fonte: Ana Maria Braga
|