Modo de preparo
Para o fermento:Misture 2 envelopes de fermento biológico com 1 xÃcara (chá) de farinha de trigo peneirada. Adicione 1 xÃcara (chá) de leite morno e misture. Cubra com papelfilme. Deixe por 30 min para crescer e formar bolhas.
Para a massa:
Acrescente à esponja, 3 colheres (sopa) de açúcar , 2 colheres (sopa) de margarina, 1 colher (chá) de canela em pó,1 colher (chá) de ervadoce, 1 colher (chá) de sal, 2 ovos, 1 colher (café) de essência de baunilha e o restante da farinha de trigo peneirada (3 xÃcaras de chá)
numa superfÃcie enfarinhada.Sove bem. Faça uma bola e deixe descansar coberta com um papelfilme ou plástico por cerce de 40 min até dobrar de volume.
Divida a massa em 14 partes iguais e abra (com as mãos) discos do diâmetro de um pires de xÃcara de café. Em cada disco, coloque 1 colher (chá) de gotas de chocolate e 1 bombom. Feche as laterais de cada disco, envolvendo o bombom. Unte com manteiga uma forma para pudim (22 cm x 8 cm de diâmetro) e polvilhe açúcar refinado. Disponha 1 camada de 7 bolas recheadas com os bombons no fundo e outra camada com 7 bolas por cima. Descanse por 30 min até dobrar de volume. Pincele 2 gemas peneiradas, polvilhe açúcar cristal e asse em forno médio pré-aquecido (180°C) por 45 min.Retire do forno. Pincele com geléia de brilho.
Dica: se a massa ressecar (após dividir em 14 partes), molhe os dedos com água fria antes de abrir e fechar a massa.
Para a gelé
ia de brilho:
Coloque em uma panela a água, o açúcar e a glicose. Leve ao fogo e deixe ferver por 2 min. Depois, junte o amido de milho dissolvido em um pouco de água e misture bem até engrossar.
Fonte: Ana Maria Braga
|