Ingredientes
Trufa Tradicional (recheio, 35 a 40 unidades) 500g chocolate meio amargo 1 lata creme de leite 2 colheres (sobremesa) mel 1 colher (chá) manteiga 2 colheres (sopa) conhaque ou rum Trufas de Abacaxi (recheio, 35 a 40 unidades) 1 ½ xÃcara (chá) abacaxi bem maduro picado 1 colher (sopa) açúcar 1 xÃcara (chá) creme de leite 500g chocolate branco 1 colher (sopa) rum ou conhaque Cobertura ou cascas de ovos (para cobrir uma receita de trufas): 300g chocolate ao leite 150g chocolate meio amargo
|
Modo de preparo
Para as trufas de chocolate: derreta o chocolate e misture os demais .
Para as trufas de abacaxi: cozinhe o abacaxi com o açúcar - ou abacaxi em calda (sem calda), mexendo, até obter um doce firme e enxuto, e deixe esfriar. Derreta o chocolate e misture o creme de leite, o doce de abacaxi (já frio) e o rum. Para ambos os recheios, se for enrolar as trufas, leve para gelar por duas horas.
Para a cobertura das trufas ou cascas de ovos: leve os chocolates (picados ou não) ao microondas, em potência média, mexendo a cada minuto, para verificar o derretimento. Se preferir, derreta em banho-maria, fora do fogo, com cuidado para não umedecer o chocolate. Mexa o chocolate sobre uma mesa de granito ou uma bacia com água em temperatura ambiente até esfriar (teste a temperatura colocando o chocolate sob o lábio para verificar se ele está frio).
Banhe as trufas, coloque em uma tábua forrada e leve para gelar por aproximadamente vinte minutos. Se for rechear ovos de páscoa, não leve o recheio à geladeira. Faça duas camadas de chocolate na forma, levando para gelar, a cada vez; espalhe a trufa, volte à geladeira até ficar firme e depois cubra com mais duas camadas de chocolate.
Dicas: a geladeira deve estar bem enxuta, sem muito gelo;
Se o chocolate endurecer durante o preparo, volte mais um pouquinho ao microondas ou ao banho-maria;
Improvise outras formas, utilizando embalagens plásticas;
As formas devem estar rigorosamente limpas e secas;
Se quiser uma trufa mais amarguinha, use mais (ou somente) chocolate meio amargo.
Fonte: Daniel Bork
|