Modo de preparo
Pasta de maçã
Lave as maçãs, corte em 4 gomos e retire as sementes. Passe as maçãs cortadas rapidamente em água com sal e descasqueas. Corte esses gomos em fatias menores, de 3 mm de espessura aproximadamente e distribua as fatias numa panela. Salpique uma pitada de sal. Tampe e deixe no fogo médio por mais ou menos 15 minutos. Quando sair bastante caldo e a maçã estiver transparente, aumente o fogo e mexa de vez em quando para não grudar no fundo da panela. Quando o caldo diminuir coloque em fogo brando (o mais baixo possÃvel) e mexa de vez em quando até a maçã ficar cozida e o caldo apurado. Bata a maçã no liquidificador, passe pela peneira, ficando assim uma consistência mais mole. Volte a massa novamente para a panela e deixe em fogo brando, para apurar até que fique reduzida a 2 copos (tipo americano). Enfeite com canela em pó.
Pasta de banana
Coloque as bananas, o missô, a água e a canela numa panela de pressão e leve ao fogo alto. Quando atingir a pressão, deixe de 40 a 45 minutos. De vez em quando, abra a panela para mexer. Deixe apurar. Sirva em potes com canela em pó para enfeitar.
Atenção: cuidado ao abrir a panela. Verifique se está sem pressão.
Informação: o missô é uma pasta preparada à base de soja fermentada, muito usada na culinária japonesa. É usada para temperar molhos, conservas, frituras, grelhados, pratos preparados à mesa e o missôshiru. Deve ser guardado em lugar fresco e escuro, pois se deteriora com muita rapidez.
Fonte: Ana Maria Braga
|