Modo de preparo
DICA P:ara retirar a pela dos grãosdebico, deixeos de molho em água bem quente por 10 min. Espere amornar e esfregue os grãos com as palmas das mãos. A pele sairá todinha.
Numa panela de pressão com água, cozinhe grãodebico.
Transfira o grãodebico (cozido) para um liquidificador e aos poucos acrescente amido de milho dissolvido em leite, leite condensado e bata bem.
Em seguida, despeje a mistura numa panela, em fogo médio, e cozinhe até ferver, mexendo sempre.
Transfira esta sobremesa para tacinhas de servir ou utilize para fazer um pavê. SUGEST:ÃO DE PAVÊ DE GRÃODEBICO
Ingredientes
1 ½ pacote de bolacha champagne
6 kiwis descascados e cortados em rodelas
2 xícaras (chá) de leite misturado com 1 colher (chá) de água de laranjeira ou essência de sua preferência
creme de grãodebico
Modo de Preparo
Numa tigela com leite misturado com água de laranjeira ou essência de sua preferência, mergulhe rapidamente bolacha champagne.
Forre o fundo de uma travessa retangular (26 cm X 16 cm X 4,5 cm de altura) com uma camada de bolachas embebidas no leite, depois coloque metade do creme de grãodebico e faça uma camada de kiwis. Repita as camadas.
Leve para a geladeira. CURIOSIDADE: O grãodebico é originário do Médio Oriente, região cuja cultura gastronómica ainda se baseia nas proteínas desta leguminosa. O seu cultivo foi desenvolvido pelas civilizações grega, romana e egípcia, mas a sua divulgação pelas regiões subtropicais deveuse essencialmente aos navegadores portugueses e espanhóis, e a sua difusão pela Ásia deveuse essencialmente aos comerciantes indianos.
Fonte: Ana Maria Braga
|