Modo de preparo
Num refratário com bordas altas (para microondas), misture 500 g de músculo cortado em cubos grandes, 1 cebola picada, 2 fatias de bacon picado, 2 dentes de alho amassados, tomilho picado e sementes de cominho a gosto, 1 folha de louro e sal a gosto.
Leve ao forno de microondas, em potência máxima, durante 10 min.
Junte à carne 2 tomates sem pele e sem sementes, suco de ½ limão coado, ½ litro de caldo de carne (½ litro de água para 1 tablete de caldo de carne), 1 colher (sobremesa) de páprica doce e ½ xÃcara (chá) de molho de tomate.
Mexa e leve ao forno no recipiente tampado em potência média durante 30 min.
Atenção: no microondas da cozinha, a potência média é o número 4. Após 20 min, abra o recipiente, mexa e volte ao forno de microondas até terminar o tempo (+ 10 min).
Adicione 1 xÃcara (chá) de iogurte natural e deixe por mais 5 min.
Depois de pronto, deixe o goulash no forno desligado durante 5 min (tempo de espera).
Sirva com batatas assadas ou spetzel.
Rendimento: 5 porções
Custo total da receita: entre R$ 6,00 e R$ 7,00
Obs.: leia o manual do seu microondas para saber qual é a potência média do seu microondas.
Goulash:
Significa carne de vaqueiro. Tradicional cozido húngaro, é um ensopado de carne de vaca, conhecido desde o século IX. Nesta época, os vaqueiros se alimentavam de acordo com seus recursos escassos, preparando o prato em um caldeirão, com carne de vaca, cebolas, gordura (toucinho ou banha de porco) e temperos. A páprica doce e a pimenta rosa, hoje tão utilizadas no prato, só foram adicionadas a ele depois do século XVI, quando chegaram à Europa.
Fonte: Ana Maria Braga
|