Modo de preparo
Para o primeiro recheio:
Numa panela em fogo médio, ferva 1xÃcara (chá) de creme de leite fresco.
Retire do fogo e acrescente 250 g de chocolate meio amargo picado, ¼ xÃcara de creme de avelã e 1 colher (sopa) de rum. Com o auxÃlio de um batedor de mão, bata até que fique uma mistura lisa. Coloque numa tigela e deixe esfriar em temperatura ambiente.
Para o segundo recheio:Numa tigela, misture 1 ½ xÃcara (chá) de creme de leite fresco batido com 2 colheres (sopa) de açúcar em ponto de chantilly com ½ xÃcara (chá) de avelã (ou nozes) sem pele, tostadas e picadas e 60 g de gotas de chocolate.
Reserve na geladeira.
Para a montagem do zucotto:
Num refratário (ou forma) com capacidade para 1 litro, salpique água e forre com filme plástico.
Corte uma tampa do pãodeló no sentido horizontal e reserve-a. Com a outra parte, corte uma fatia (triângulo)e forre a forma com o pedaço maior.
Banhe o pãodeló da forma com a mistura de 100 ml de guaraná (refrigerante) misturado com 1/3 xÃcara (chá) de rum.
Espalhe o primeiro recheio de chocolate sobre o bolo, compondo uma camada uniforme e, em seguida, o segundo recheio de chantilly com avelã e as gotas de chocolate.
Alise a superfÃcie e cubra com a fatia de bolo reservada. Aperte ligeiramente e recorte as pontas do bolo que estiverem sobrando. Cubra com filme plástico e leve ao freezer por 4 ou 5 h para o recheio ficar firme.
Depois, coloque na geladeira por 1 h. Para desenformar, vire a forma sobre um prato e retire o filme plástico.Cubra com ganache de chocolate.
Para o pãodeló:
pré-aqueça o forno a 150ºC (fraco).
Numa batedeira, bata ligeiramente 4 gemas e junte, aos poucos, 150 g de açúcar até dobrar de volume.
Com uma espátula, misture 4 claras batidas em neve com 1 pitada de sal com as gemas. Peneire por cima ½ xÃcara (chá) de farinha de trigo e ½ xÃcara (chá) de amido de milho.
Transfira esta mistura para uma forma untada de 27 cm de diâmetro e leve para assar por 30 min ou até o pãodeló ficar firme no centro.
Retire do forno e deixe esfriar. Desenforme e reserve.
Fonte: Ana Maria Braga
|