Modo de preparo
Numa tigela coloque 10 abobrinhas italianas cortadas em rodelas finas (de preferência as menores e mais retas) e deixe de molho em 1 xÃcara (chá) de vinagre com água o suficiente para cobrilas por 10 minutos.
Dica: use um prato para poder afundar as abobrinhas na água
Retire as rodelas de abobrinha da tigela e deixe escorrer numa peneira.
Numa panela com óleo o suficiente e quente, frite as rodelas de abobrinha até desidratar (cerca de meia hora). Com auxilio de uma escumadeira escorra para retirar o excesso de óleo e coloque sobre papel absorvente para esfriar.
Dica: Em vez de fritar, você pode desidratá-las no microondas. Coloque uma camada de rodelas de abobrinha num refratário, com papel manteiga por baixo, e asse em potência alta por 3 minutos. Repita a operação mais 2 vezes. Repita a operação até assar todas as rodelas.
Transfira as rodelas de abobrinha para uma tigela e misture 1 xÃcara (chá) de aceto balsâmico, 1 xÃcara (chá) de água, 5 dentes de alho bem picados, ½ xÃcara (chá) de salsinha picada, ½ xÃcara (chá) de cebolinha picada, 2 colheres (sopa) de mostarda amarela, 2 colheres (sopa) de mostarda escura (holandesa), 1 lata de azeite (500ml) e sal a gosto.
Guarde e sirva no dia seguinte com torradas e pães diversos. OBS: Pode ser conservado em geladeira por até 3 meses.
Fonte: Ana Maria Braga
|