Modo de preparo
Numa panela de pressão com azeite, doure o músculo cortado em pedaços junto com a cebola picada, os alhos amassados, o alecrim e a sálvia picada grosseiramente. Acrescente o caldo de frango.Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo médio por 40 min na pressão.Retire a pressão e reserve.
Numa outra panela em fogo médio, coloque o toucinho em cubinhos, o chouriço de carne, as coxas e sobrecoxas de frango e a costelinha de porco defumada. Deixe até dourar. Acrescente o grãodebico, a carne cozida na pressão junto com o caldo do cozimento e a pimenta vermelha cortada em tiras. Deixe cozinhar por mais 30 min ou até que as carnes fiquem macias.
Junte as folhas de couve manteiga rasgadas, a batata cortada em quatro e cozida al dente, as cenouras cortadas em rodelas e cozidas e a massa tipo rigatoni cozida al dente.Cozinhe por mais 5 min.Acerte o sal e salpique cheiroverde picado a gosto.
Obs.: se necessário, acrescente mais caldo de frango.
Rendimento: de 8 a 10 porções
Custo total da receita: entre R$ 8,00 e R$ 10,00
Curiosidade: Viseu é uma cidade do interior de Portugal. As pessoas vão lá para fazer romarias e agradecer por graças recebidas.
Este prato era feito para que os romeiros das ruas de Viseu comessem e ficassem bem alimentados para a caminhada.
Dicas da Ana:
Músculo é a carne mais saborosa para fazer qualquer cozido.
O tempo de cozimento do músculo é maior do que o das outras carnes. Por isso, não podemos cozinhá-las juntas.
Pode ser servido em uma panela comum ou de barro.
Se quiser, coloque um pouco de farinha por cima da comida (isso é uma invenção brasileira pois, na época, eles não usavam farinha em Viseu.)
Fonte: Ana Maria Braga
|