Modo de preparo
Para a massa:
Leve ao fogo a água, a manteiga, o açúcar e o sal. Deixe ferver e coloque, de uma só vez, a farinha. Ainda no fogo, mexa sem parar até que a farinha esteja totalmente incorporada e que a massa forme uma bola que solte da panela. Retire do fogo e coloque a massa na batedeira. Junte 3 ovos, um a um, até obter uma massa lisa e brilhante. O último ovo deverá ser acrescentado somente se necessário, olhando sempre o ponto da massa (passe a ponta do dedo. Se formar picos, está no ponto). Aqueça o forno a 200ºC (forno quente) e unte uma assadeira com manteiga. Com o auxÃlio de um saco de confeiteiro, modele as carolinas sobre a assadeira. Leve ao forno forte durante 10 min. Diminua a temperatura para 180ºC (forno médio) e deixe mais 15 min até que as bombas estejam bem douradas.
Para o creme de confeiteiro:
Dissolva o amido de milho em 1/2 xÃcara (chá) de leite. Junte os ovos, as gemas e misture bem até obter um creme de ovos. Reserve. Numa panela, coloque o restante do leite e o açúcar. Leve ao fogo e deixe ferver. Desligue o fogo e acrescente esta mistura, ainda fervendo e aos poucos, no creme de ovos, mexendo sempre. Volte ao fogo e deixe engrossar. Desligue o fogo. Coloque a manteiga, a essência de baunilha e o sabor desejado (chocolate ou café). Cubra com papelfilme e leve à geladeira para esfriar. Recheie a bomba.
Sabores opcionais:
Para a cobertura calda de chocolate:
Derreta o chocolate em banhomaria e coloque sobre as bombinhas.
Rendimento: 30 profiteroles e 17 carolinas
Qual é a diferença entre carolinas e profiteroles?
Carolinas são pequenas bombinhas feitas de massa cozida modeladas com saco de confeiteiro. Depois de assadas, podem ser recheadas com misturas salgadas ou doces ou servidas puras como acompanhamento de caldos.
Profiteroles são carolinas recheadas com chantilly ou creme e apresentamse empilhadas e cobertas com calda de chocolate quente ou fria.
Fonte: Ana Maria Braga
|