Modo de preparo
Numa batedeira, bata os ovos até espumarem. Ainda batendo, junte óleo, licor de laranja e casca de limão ralada. Retire a massa da batedeira, acrescente farinha de trigo e misture bem.
Numa superfÃcie lisa coloque a massa e faça rolinhos. Com o auxÃlio de uma faca corte pequenos nhoques. Enrole cada um como uma bolinha.
Numa panela com óleo quente (160º C a 170º C) frite as bolinhas até dourar. Escorra-as em papel toalha.
Faça a calda de mel e misture as bolinhas fritas e reservadas.
Numa forma redonda (18 cm de diâmetro X 6,5 cm de altura) com fundo removÃvel, untada com margarina, distribua ½ xÃcara (chá) de frutas cristalizadas (no fundo) e coloque as bolinhas misturadas com a calda, apertando bem nas bordas e fundo da forma. Deixe esfriar fora da geladeira completamente e desinforme.
Ingredientes para a calda de mel
1 1/3 de xÃcara (chá) de mel
2 colheres (sopa) de chocolate em pó Opcional
½ xÃcara (chá) frutas cristalizadas
Modo de preparo da calda de mel
Numa panela em fogo médio coloque mel e leve ao fogo até ficar em ponto de bala. Adicione chocolate em pó e frutas cristalizadas e misture.
Dica 1: para saber o ponto certo de bala, tire um pouco da calda da panela e despeje em uma vasilha com água fria. Depois, aperte. Ela deve estar firme.
Dica 2: esta receita pode ser feita substituindo as bolinhas fritas por pipoca (1/2 xÃcara de chá de milho para pipoca).
Rendimento: 8 porções
Custo total da receita: R$ 7 a R$ 8. TRADI:ÇÃO: este doce da região central da Itália é servido normalmente no natal e foi inspirado nas ruas de Nápoles. A presença de mel indica que se trata de uma receita muito antiga. CURIOSIDADE: Struffoli é a cicerchiata do sul da Itália. Aparentemente, o doce parece o mesmo, mas a receita contém ingredientes bem distintos. Na decoração, usamse confeitos coloridos (cannulilli e diavulilli), para resgatar a alegria e o folclore deste povo.
Fonte: Ana Maria Braga
|