Ingredientes
Para o brodo:
1 colher (sopa) de óleo 500 g de músculo 2 litros de água 1 cenoura Alecrim, salsa, louro e manjericão a gosto 1 talo inteiro de salsão 4 cravos Sal a gosto Para o molho de tomates: 2 kg de tomates maduros sem sementes cortados ao meio (rendimento: 3 xÃcaras de chá) ou use 3 xÃcaras (chá) de molho pronto 2 colheres (sopa) de azeite ½ cebola picada 1 colher (soparasa) de alho picado Sal a gosto
Para o funghi porcini:
6 colheres (sopa) de azeite 1 cebola ralada 1 folha de louro 1 tablete de caldo de carne 150 g de funghi seco hidratado com 300 ml de água (fervida por 30 min ou vinho, por 1 hora. Reserve a água do molho para cozinhar o funghi) ½ copo (tipo americano) de vinho branco para puxar Brodo Molho de tomates
|
Modo de preparo
Para o brodo:
Numa panela, coloque o óleo e doure os pedaços de músculo. Depois de dourado, junte a água, as cenouras, o alecrim, a salsa, o louro, o manjericão, o salsão, os cravos e o sal. Deixe cozinhar até reduzir pela metade (cerca de 4 h). Reserve e coe.
Para o molho de tomates:
Cozinhe os tomates para amolecer. Passe pelo amassador de legumes, chenoir ou peneira fina, separando a polpa da pele.
Numa panela, coloque o azeite, doure o alho e a cebola. Acrescente as polpas de tomates passadas pelo amassador ou peneira. Deixe cozinhar até encorpar, por mais ou menos 2 h. Acerte o sal. Misture ao brodo.
Para o funghi porcini:
Numa frigideira, coloque o azeite, branqueie a cebola, junte a folha de louro, o tablete de caldo e o funghi coado em um pano (reserve a água para cozinhar o funghi). Junte a água do funghi e deixe secar. Coloque o vinho. Deixe em fogo baixo por cerca de 5 min. Misture o molho de tomates e o brodo. Deixe cozinhar por 1 h.
Fonte: Ana Maria Braga
|