Ingredientes
Para a massa:
1 kg de batata com casca Sal, nozmoscada ralada e pimentadoreino moÃda na hora a gosto 3 colheres (sopa) de azeite extra virgem 50 g de queijo parmesão ralado 4 colheres (sopa) de fécula de batata
Para o recheio:
3 colheres (sopa) de azeite 2 dentes de alho com casca amassados grosseiramente 3 tomates sem pele e sem sementes cortados em cubos ½ xÃcara (chá) de azeitonas verdes sem caroço picadas ½ xÃcara (chá) de pepino em conserva cortado em rodelinhas 3 filés de anchova (aliche) picados Folhas de manjericão, orégano, pimenta vermelha picada e sal a gosto
Para a montagem:
Azeite para untar Massa de batatas Recheio de tomate 150 g de queijo parmesão ralado (ou 200 g de queijo mussarela ralado) 1 gema batida para pincelar Alecrim fresco a gosto Sal grosso a gosto
|
Modo de preparo
Para a massa:
Cozinhe 1 kg de batata com casca.
Descasque e passe as batatas cozidas ainda quentes pelo espremedor para fazer o purê. Acrescente sal, nozmoscada ralada a gosto e pimentadoreino moÃda na hora a gosto, 3 colheres (sopa) de azeite extra virgem, 50 g de queijo parmesão ralado e 4 colheres (sopa) de fécula de batata.
Misture bem e reserve.
Para o recheio:
Numa frigideira com 3 colheres (sopa) de azeite, refogue 2 dentes de alho com casca amassados grosseiramente. (só para passar o sabor do alho para o azeite).
Retire os dentes de alho.
Numa tigela junte 3 tomates sem pele e sem sementes cortados em cubos, ½ xÃcara (chá) de azeitonas verdes sem caroço picadas, ½ xÃcara (chá) de pepino em conserva cortado em rodelinhas, 3 filés de anchova (aliche) picados, folhas de manjericão, orégano, pimenta vermelha picada, sal a gosto e o azeite aromatizado.
Misture bem e reserve.
Para a montagem:
Numa superfÃcie lisa divida a massa, coloque sobre um plástico, cubra com outro plástico e abra a massa com o auxÃlio de um rolinho, deixando uma espessura de cerca de 1 cm.
Numa forma retangular (16 cm x 26 cm x 4 cm de altura), previamente untada com azeite, forre o fundo com metade da massa de batatas (já aberta).
Coloque todo o recheio, depois 150 g de queijo parmesão ralado (ou 200 g de queijo mussarela ralado) e cubra com a outra metade da massa (já aberta).
Com o dedo indicador, faça pequenas depressão na massa, pincele 1 gema batida, polvilhe alecrim fresco e sal grosso a gosto.
Leve ao forno a 200ºC por 30 min.
Rendimento: 6 porções
Custo total da receita: entre R$ 9,00 e R$ 11,00
Obs.: A focaccia é um clássico da cozinha italiana. Teve origem na Roma antiga e é muito popular por seu sabor (é uma massa de pão aberta, coberta com recheios variados, regada com azeite de oliva).
Hoje, a focaccia se tornou uma espécie de fast food italiano, disponÃvel em restaurantes, padarias e casas especializadas por toda Itália.
A focaccia verdadeira não deve ser mais alta que a espessura de um dedo, além de crocante por fora e macia por dentro. Segundo a lenda, as mulheres dos navegadores preparavam uma variação acebolada da iguaria para seus maridos se alimentarem durante as viagens e afastarem, devido ao forte sabor que impregnava na boca, outras mulheres em portos e cidades.
Fonte: Ana Maria Braga
|