Modo de preparo
Para a calda de caramelo:
Numa panela em fogo médio, dissolva 2 xÃcaras (chá) de açúcar em 1 xÃcara (chá) de água e suco de ½ limão. Deixe no fogo até que vire uma calda cor de caramelo. (Obs.: reserve ¼ xÃcara (chá) de calda de caramelo para utilizar no pudim).
Numa forma de pudim (16 cm x 7 cm) ou em 6 refratários pequenos (ramekins ou forminhas de inox com 9,5 cm de diâmetro x 4 cm de altura), passe um pouco de calda de caramelo no fundo e nas laterais com o auxÃlio de uma colher. Reserve.
Para o pudim:
Num liquidificador, coloque 1 lata de leite condensado, 1 lata de leite (medida na lata de leite condensado vazia), 3 ovos, 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado e ¼ xÃcara (chá) de calda de caramelo (reservada).
Bata por dois minutos e distribua na forma (ou nas 6 forminhas de inox) previamente carameladas, tendo o cuidado de não enchê-las muito.
Uutilizando 6 refratários pequenos (ramekins ou forminhas de inox com 9,5 cm de diâmetro x 4 cm de altura): numa panela de pressão (de 7 litros), coloque 1 ½ xÃcara (chá) de água fria e acomode 3 ramekins (na panela só cabem 3 ramekins por vez).
Tampe a panela, leve-a ao fogo. Quando pegar pressão, conte 6 minutos.
Utilizando uma forma de pudim (16 cm x 7 cm): numa panela de pressão (de 7,5 litros de boca aberta), coloque 2 ½ xÃcara (chá) de água fria e acomode a forma de pudim.
Tampe a panela e a leve ao fogo. Quando pegar pressão, conte 14 min.
Retire a panela do fogo e deixe a pressão sair naturalmente. Abra a panela e transfira as forminhas (ou a forma) para um lugar arejado.
Quando esfriarem, leve-as à geladeira por 2 h. Desenforme e sirva a seguir.
Rendimento: 6 refratários pequenos ou 1 forma de pudim
Fonte: Ana Maria Braga
|