Ingredientes
3 colheres (sopa) de azeite 100 g de bacon em cubinhos 300 g de lingüiça fresca (tipo) calabresa sem pele e desmanchada 1 cebola picadinha 2 dentes de alho picadinhos pimentadecheiro picada a gosto (ou outro tipo de pimenta que você preferir) 2 xícaras (café) de arroz arbóreo (próprio para risoto) se não tiver, use o arroz agulhinha mesmo 100 ml de cachaça 1,5 litro de caldo de carne (2 tabletes de caldo de carne dissolvido em 1,5 litro de água) ½ maço de couve rasgada sal a gosto 1 ½ xícara (chá) de queijo Minas, cortado em cubinhos 100 g de manteiga gelada e cortada em cubinhos queijo ralado a gosto cheiro verde picado a gosto
|
Modo de preparo
Numa panela, em fogo médio com 3 colheres (sopa) de azeite, doure 100 g de bacon em cubinhos, 300 g de lingüiça fresca (tipo) calabresa sem pele e desmanchada, 1 cebola picadinha, 2 dentes de alho picadinhos e ½ pimenta vermelha picada a gosto. Junte 2 xícaras (chá) de arroz arbóreo (próprio para risoto). Refogue por 3 minutos e acrescente 100 ml de cachaça.
Quando a cachaça secar, jogue aos poucos 1,5 litro de caldo de carne (2 tabletes de caldo de carne dissolvido em 1,5 litro de água) para cozinhar o arroz. Acrescente ½ maço de couve rasgada.
Acerte o sal aos pouquinhos.
Desligue o fogo e acrescente 1 ½ xícara (chá) de queijo Minas cortado em cubinhos e 100 gr de manteiga gelada e cortada em cubinhos. A manteiga gelada dá o aspecto aveludado ao risoto. Mexa vigorosamente para dar cremosidade.
Salpique queijo ralado e cheiro verde picado a gosto. Sirva bem quente.
Rendimento: 4 porções
Custo total da receita: R$ 12,00 a 14,00 reais
O risoto caipira pode ser servido como prato principal ou como acompanhamento.
Fonte: Ana Maria Braga
|