Modo de preparo
Num processador coloque 1 xÃcara (chá) de amêndoas descascadas e +/1/2 xÃcara (chá) de açúcar de confeiteiro. DICA: Se você quiser dar cor coloque neste momento gotas de corantes lÃquidos (da cor desejada) e para dar um gosto especial, 1 colher (sopa) de água de rosas. Processe até obter um pó. Se for moldar flores, por exemplo, a massa deve estar mais fina. Bater até esfarelar.
Ainda com o processador ligado coloque o restante do açúcar de confeiteiro, aos poucos, até sentir que a massa está dando liga, mas não pegajosa.
Atenção: Neste momento é que irá perceber se for necessário entrar a clara de ovo. Pegue um pouco da massa e com as mãos faça uma bolinha. Se a bolinha esfarelar com facilidade, coloque aos poucos (com auxilio de uma colher de café) clara de ovo, e processe até obter uma massa. DICA: a cor da massa vai depender da quantidade de corante que colocar. Se a cor desejada ficar muito escura, misture um pouco da massa branca.
Retire a massa do processador e coloque dentro de um saco plástico e apenas tire pedaços o suficiente para moldar no formato desejado para que ela não resseque.
Coloque pequenas porções da massa entre 2 folhas de saco plástico e com o auxÃlio de um rolo, abra até obter uma espessura de 5 mm. Afine bastante para ter menos trabalho com as mãos.
Corte com moldes pequenos e faça a forma que você desejar.
Dicas da Ana: Para descascar as amêndoas, jogue-as aos punhados em caçarola de água fervendo e deixe ferver por 1 minuto. Retire do fogo com uma escumadeira e coloque-as em cima de uma travessa coberta com um pano de prato. Esfregue a amêndoa para retirar a pele. Assim, sairá fácilmente.
Se quiser leve ao forno pré-aquecido por 5 minutos para secar, se não tiver pressa deixe de um dia para o outro sobre o pano.
O aproveitamento da massa é de 100%. Congele por até 6 meses.Fifi Doces: (11)30315273
Fonte: Ana Maria Braga
|