Modo de preparo
Numa tigela, misture o fermento biológico dissolvido em leite morno, farinha de trigo, sal, açúcar e manteiga em temperatura ambiente. Junte as gemas, essência de baunilha, rum branco raspas da casca de limão. Trabalhe a massa (de preferência em uma superfÃcie lisa e polvilhada com farinha de trigo) até obter uma massa elástica e lisa (cerca de 10 minutos).
Volte a massa para a tigela untada com óleo. Polvilhe um pouco de farinha de trigo sobre a massa e envolva a tigela com um papel filme. Deixe a massa repousar por 1 hora ou até que dobre de volume.
Na mesma superfÃcie lisa e enfarinhada abra a massa com o auxÃlio de um rolo até que fique com uma espessura de +/5 mm.
Com a boca de um copo (tipo americano), corte 32 discos da massa. Recheie 16 discos com geléia de cereja (com +/1 colher de café para cada disco). Umedeça as bordas com claras e cubra com um outro disco. Feche apertando delicadamente as bordas.
Disponha os discos recheados lado a lado, numa assadeira enfarinhada e deixe crescer por 30 a 40 minutos.
Dica da Ana: Este tempo de crescimento irá variar de acordo com o local. Em local mais frio o crescimento é mais lento que em local quente.
Numa frigideira com óleo de morno para quente (140ºC a 150ºC), doure os bolinhos aos poucos, virando-osuma vez, até que fiquem dourados.
Retire-os com uma escumadeira e seque o excesso de óleo num papel absorvente.
Polvilhe açúcar de confeiteiro e sirva quente.
Dica da Ana: Você também pode assar os bolinhos em vez de fritar. São 25 minutos no forno. Neste caso, passe gema em cima para dourar.
Rendimento: 16 bolinhos
Fonte: Ana Maria Braga
|