Modo de preparo
Numa panela com manteiga, refogue cebola, alho, pimenta vermelha, carne moÃda e tomate. Refogue até que a carne esteja totalmente seca (+/20 minutos).
Acrescente água quente e caldo de carne. Cozinhe por 10 minutos em fogo médio e polvilhe farinha de mandioca crua apenas para engrossar o caldo. Acerte o sal se necessário.
Adicione em seguida salsinha, cebolinha, coentro e ovos. Mexa vigorosamente com auxilio de uma colher de pau para quebrar os ovos e formar fiapos.
Sirva imediatamente.
CURIOSIDADES SOBRE A RECEITA:
O caldo de caridade ou cabeçadegalo é um prato tÃpico regional, tradicional e muito apreciado na culinária nordestina. Devido ao seu poder energético é considerado um potente restaurador de energias, sobretudo após um dia de trabalho ou esforços fÃsicos intensos. Na ParaÃba, também é muito conhecido como cura ressaca.
Esse prato vem da cozinha da colonização. Acreditase que é uma herança dos costumes dos escravos.
O que caracteriza o caldo de caridade, em receitas pesquisadas, é a presença de farinha de mandioca (que dá sustância), temperos e a presença de ovo ou carne, de acordo com a receita.
O valor nutritivo da farinha de mandioca é grande, devido à sua riqueza em proteÃnas, vitaminas e sais minerais naturais.
Fonte: Ana Maria Braga
|