Modo de preparo
Deixe 250 g de grãodebico de molho em água (água até cobrir o grãodebico) de um dia para o outro.
No dia seguinte, cozinhe em panela de pressão por 15 min, escorra a água do cozimento. Reserve.
Numa panela de pressão, aqueça 4 colheres (sopa) de azeite, refogue 1 cebola grande picada, 2 dentes de alho picados, pimenta vermelha picada a gosto e 2 folhas de louro.
Junte 250 g de coxão mole cortado em cubos médios, 250 g de lombo de porco cortado em cubos, 50 g de toucinho defumado cortado em cubinhos e frite até dourar. Acrescente 2 tomates sem pele e sem semente ralados, 2 tabletes de caldo de carne dissolvidos em 2 litros de água e leve à pressão por 30 min.
Retire a pressão da panela e acrescente 1 paio cortado em rodelas, 1 lingüiça calabresa cortada em rodelas e 2 cenouras médias cortadas em cubos e cozinhe por 5 min. Acrescente 1 batatadoce cortada em cubos, 3 folhas de repolho rasgadas, 1 batata grande em cubos e ½ pimentão verde em cubos. Junte o grãodebico cozido. Acerte o sal.Cozinhe por 20 min em fogo médio.
Desligue e polvilhe o cheiroverde a gosto.
Sirva com arroz.
Rendimento: de 4 a 6 pessoas
Custo da receita: entre R$ 6,00 e R$ 8,00
Obs.: O puchero é uma comida à base de carnes e embutidos, legumes, verduras, ovos cozidos e, à s vezes, banana, que são cozidos juntos, com temperos, na mesma panela. É uma comida caracterÃstica de vários paÃses. Na Espanha, é chamado puchero ou cocido, sendo o mais conhecido o cocido madrileño. O puchero é a versão espanhola para o cozido português.
Outra definição: puchero é um sopão com muitos vegetais e carne de peito (à s vezes, com costela e até lingüiça), mas sem tutano e pirão; é o prato tÃpico das tradicionais correntinas, muito apreciado pela gauchada fronteiriça após os trabalhos no campo.
Fonte: Ana Maria Braga
|