Modo de preparo
Comece por preparar uma calda em ponto de fio ralo, fervendo o açúcar com a água. Enquanto isso, separe as gemas das claras e passe-as pela peneira. Junte o creme de arroz e a farinha de trigo, peneirando-s juntos sobre as gemas e mexendo delicadamente, para ligar sem bater, e cubra com um pano úmido. Verifique se a calda está no ponto indicado.
Retire a metade para uma taça larga e funda, aromatize com a baunilha e reserve, deixando a calda restante sobre o fogo. Retire então uma porção de massa para uma xÃcara e mantenha a taça coberta como estava.
Com uma colher de café, tire uma pequena porçãso de gemas (cerca de metade da colher), e com outra colherinha igual jogue-a na calda fervente. Isto deve se feito muito rapidamente para não só obter uns "chuviscos" perfeitos como para não ter que estar corrigindo constantemente o ponto. Mas se, por falta de prática, isso acontecer, junte um pouco de água e deixe tomar o ponto inicial. A maneira que os chuviscos vão ficando prontos, retire-os com a escumadeira e coloque-os na calda aromatizada com baunilha. Coloque os chuviscos dentro de uma compoteira mergulhados na calda e sirva.
Caso queira fazer para uma festa:
Depois de todos prontos, deixe escorre numa peneira de taquara e arme o doce formando um cacho de uvas, sob o qual se colocam 2 ou 3 folhas verdes. Arrume os cachos em uma bandeja e coloque sobre a mesa.
Fonte: Denise
|