Modo de preparo
Coloque no liquidificador três ovos inteiros e bata um pouquinho. Depois, acrescente o leite condensado, meio litro de leite, chocolate ralado e bata novamente. Esse é o creme que vai cobrir o pão.
Agora, unte a forma com um pincel, usando sempre margarina ou manteiga sem sal. Para a rabanada não grudar na forma, ao invés de colocar farinha, utilize açúcar e canela em pó. Fica mais saboroso!
Para a montagem:Faça uma camada de pão, colocando as fatias uma ao lado da outra. Então, ponha uma camada do creme (aquele que você bateu no liquidificador).
Por cima, coloque canela em pó, coco ralado, uva-passa e ameixas.Se quiser, pode deixar a uva-passa e as ameixas de molho no conhaque por um tempo para que fiquem mais macias.
A segunda e a terceira camadas são feitas da mesma maneira que a primeira.
A rabanada está pronta para ir ao forno a uma temperatura de 180ºC por cerca de 25 min.
Para a cobertura ganache:Leve o leite (que pode ser sibstituÃdo por creme de leite) ao fogo. Assim que começar a borbulhar, despeje o chocolate picado por cima e mexa até formar uma calda, que vai cobrir a rabanada já assada.
Obs.:Antigamente, a rabanada era feita frita. Dona Terezinha faz assada (que é melhor para a saúde).
Curiosidade:
A rabanada é um prato de origem portuguesa. As pessoas decidiram aproveitar, de maneira criativa, os restos de pão duro, que a maioria jogava fora. Lá na terrinha, o doce é conhecido como fatia de mulher parida. No nordeste do Brasil, a rabanada é chamada de fatia parida.
Fonte: Ana Maria Braga
|